quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ambiente alfabetizador.

Ambiente alfabetizador, não é apenas um lugar onde haja muitos cartazes feitos pelo professor, canto da leitura rico em variedade (rótulos, receitas, jornal, livros, revistas, etc), trabalho com rótulos de forma descontextualizada, mas um espaço em que a criança vivencie de diversos gêneros textuais que provoquem em nossos discentes, a interação cognitiva e linguística, a partir desses materiais escritos. Com esse trabalho, os alunos estarão além de conhecendo a estrutura da escrita, percebendo a importância dela em seu cotidiano, o que facilitará sua valorização.
A criança das classes populares, muitas das vezes não possuem acesso a livros e outros materiais escritos tão diversos e em tanta quantidade quanto as de classe mais favorecidas, então cabe ao professor enriquecer o universo desta criança, aproximando-as do uso da escrita em sua função social. No entanto, esse docente, precisa dialogar constantemente com seus alunos, tentando compreender sobre a realidade deles, percebendo a leitura de mundo que essas crianças possuem, trazendo-as para a sala de aula e transformando-a em conteúdos, em debates, valorizando as experiências que cada uma delas trazem de suas vivências. Reconhecer cada criança, incluindo-as, valorizando-as e demonstrar que na sala há espaço para a cultura e história delas, é o mesmo que dizer que, são importantes e bem vindos à escola

O professor alfabetizador, deve fazer da aprendizagem da leitura e da escrita um exercício de ler e escrever a própria realidade, estimulando as crianças a escreverem sobre suas vivencias, ampliando as leituras da crianças. Construindo estratégias pedagógicas que identifiquem conteúdos alfabetizadores e também outros conhecimentos, que conduzam a um ambiente alfabetizador.